Maaas, pra não falar que foi um desastre completo, vou me explicar! rs...
Sempre tive vontade de fazer madeleines, vi uma vez num blog lindo de um rapaz que mora em SP, cozinheiro e faz coisas divinamente lindas e com fotos perfeitas, ee... me encantei por elas, lindas, bem moldadinhas, uma fofura, conchinhas perfeitas.
Fui a procura de uma forma de madeleines, procurei em vários sites e nada, só achava de silicone. Ai não satisfeita nunca comprei. Até que um dia passeando pela Fnac encontrei um livro com duas forminhas,
Bom, fiz a receita básica, sem adição de aromatizantes e fermento...e deu nisso:
Dai pra apresentar à família que estava esperando isso, fiz um creme batido pra dar uma enfeitada na minha madeleine que ficou parecendo um bolinho, sem formatinho de conchinha! =/
MAS, já que estou sendo tão sincera, hã hã, ficou deliciosa, posso confessar! Juro juro!!! Acabou em minutinhos!
Passo a receita pra vocês, que quem tiver uma forma antiaderente irá ficar perfeita! E também aceito como presente uma, ah, o Natal está aiii!!! rsrs...
Ingredientes:
65g de farinha de trigo
65g de manteiga sem sal
65g de açúcar
1 ovo e mais uma gema, em temperatura ambiente
Preparo:
Em uma tigela, bata o ovo mais a gema e o açúcar, até que a mistura fique clara e espumosa.
Adicione a farinha peneirada à mistura e mexa com uma espátula. Junte a manteiga e misture. Deixe que a massa repouse por pelo menos 30 minutos na geladeira. Porque com isso ela dará um choque térmico quando entrar no forno que já vai estar bem quente.
Pré-aqueça o forno a 240°C., unte e enfarinhe a forma de madeleines (batendo bem para retirar o excesso de farinha), no meu caso não untei pois era uma forma de silicone e não precisa desse processo, coloque a massa num saco de confeitar com bico liso e preencha com a massa os alvéolos da fôrma.
Leve ao forno e passados 5 minutos, reduza a temperatura para 200°C., isto dará às madeleines a tradicional corcova.
Retire do forno quando as madeleines estiverem secas quando espetadas com um palito e quando já estiverem com uma cor dourada.
Solte-as da forma ainda quentes, e deixe que repousem nos alvéolos da fôrma, que deve ser mantida perto do fogão, para que não esfrie muito rápido.
Se desejar, polvilhe-as com açúcar fino e sirva com o creme, bati um creme de leite fresco bem em ponto de chantily e prontinho.
Você pode perfumar e dar gostinho de qualquer coisa na sua madeleine, baunilha, limão, morangos, colocar alguns pedacinhos de alguma fruta seca ou amendoa. Enfim, N recheios!
Até a próxima postagem! E espero que sem desastres!!!!!
Beijos
Poli
Nenhum comentário:
Postar um comentário