sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Gnocchi di Ricotta - {Mangia che te fa bene}

     Como ontem foi dia 29, era dia de comer nhoque!  Porque dia do nhoque? Bom, há uma tradição italiana, cuja origem é incerta, de se colocar uma nota de R$1 (ou uma unidade de moeda do país) sob o prato de nhoque todo dia 29 do mês, visando dar SORTE. Não podemos perder nenhuma brechinha pra se ter SORTE, rs....  Dizem que essa lenda surgiu em Sorrento, quando um casal de senhores deu a um mendigo um prato de nhoque, num dia 29, e todos os três tiveram lucros inesperados a seguir.

     Na noite de ontem fizemos isso, comemos um belo nhoque, com dinheirinho em baixo do prato!!! Que venham os lucros inesperados.. rsrsrs...

     Gostaríamos apenas de lembrar de uma coisa, na história acima os senhores obtiveram lucros inesperados e também fizeram uma boa ação, ajudaram o próximo, tiveram um bom coração que com certeza foi de bom grado aos olhos de Deus. Quem faz o bem, recebe o bem! ;) #thinkaboutthis.




Receitinhaaa:

Nhoque de ricota

600g de ricota
1 ovo inteiro
1/2 xíc. de queijo Parmesão ou Pecorino ralado bem fino  (coloquei  1 xícara de pecorino!)
¾ - 1 xícara de farinha de trigo
Folhas de manjericão
Sal e pimenta do reino a gosto

     Deixe a ricota sorar sobre uma peneira se contiver muito líquido.
     Numa tigela grande misture a ricota sorada, o ovo, o sal, o queijo e a farinha de trigo. Misture até que esteja bem incorporado. Cubra com plástico filme e refrigere por 15 minutos.
     O ponto da massa se vê ao enrolar um pouco na mão. Se grudar precisa de um pouco mais de farinha.
     Antes de fazer o nhoque, coloque uma panela grande com água pra ferver com um pouco de sal e um fio de óleo e prepare uma superfície para colocar o nhoque antes e depois de cozidos.
     Faça bolinhas no tamanho que preferir com a mistura, despeje na panela, aos poucos, o nhoque e assim que eles subirem a superfície aguarde de 1 a 2 minutos e estarão cozidos, retire com uma escumadeira e coloque na tigela separada, repita a operação até acabar de cozer tudo.
     Distribua nos pratos, coloque o molho de sua escolha, no caso escolhemos molho vermelho, bem pedaçudinho, rale o queijo por cima, coloque algumas folhas de manjericão e sirva imediatamente.


Buon appetito!!!

Um comentário:

  1. Agora Ribeirão Preto ganhou um local exclusivo para linkar e pesquisar por entre os blogs e blogueiros da cidade: o BLOGUERIA RIBEIRÃO PRETO.
    No Blogueria, você encontra uma lista completa de todos os blogs da cidade e no conteúdo deste, vai poder conferir entrevistas, novidades e conhecer um por um daqueles que fazem parte da listagem.
    Venha fazer parte deste universo! ENJOY! =)

    http://blogsribeiraopreto.blogspot.com

    ResponderExcluir