terça-feira, 25 de outubro de 2011

{Curiosidades} 01 - Creme Chantilly

      Nós, seres humanos, somos guiados pelas perguntas e respostas, sabemos e guardamos o que está agora em nossa "caixola" por que somos motivados pela curiosidade e muitas pessoas pelo aprendizado!


     Vamos começar uma série, onde aqui no blog, vamos postar curiosidades, história, origens e contos de alguns alimentos, ingredientes, receita ...
     Espero que gostem e nos ajude!! Façam perguntas, nos diga se te interessou ou se foi útil, por que conhecimento nunca é demais ;)
     Primeira curiosidade:

     O universo deve o creme mais delicioso a um fantástico francês, François Vatel. Um doido que morreu cedo, aos 36 anos de idade. Aliás, um doido que se suicidou a fim de não se desonrar. Um empregado de salão, rigorosamente suíço, Vatel provocou a atenção dos senhores da casa palacial de Chantilly e, jovem ainda, pelo seu charme e pela sua competência, ficou famoso nas cortes da França.
     Impossível desvendar se a preciosidade aconteceu propositadamente- ou acidentalmente. Verdade que o leite da região de Chantilly, onde Vatel se alojou aos 27 anos de vida, era mais gorduroso e, por isso mesmo, mais apropriado à bateção que o transformaria numa pasta vaporosa e densa. Melhor: depois das suas experiencias iniciais, ao resultado da sua combinação, Vatel adicionou açúcar. Maravilha . Imbatível maravilha, o creme Chantilly.
     É importante acentuar que é controversa a atribuição da criação do creme chantilly à Vatel. Os confeiteiros da Casa dos Médicis, os mestres de Florença, onde se fez renascer a arte da gastronomia, já batia cremes com batedores e ajuntavam açúcar e aromas.
Fonte: "A cozinha Clássica" de Silvio Lancellotti" e Wikipedia

Espero que tenham gostado!

Até a próxima curiosidade.
Beijos





Nenhum comentário:

Postar um comentário