domingo, 27 de novembro de 2011

{Curiosidades} 02 - Azeite

     Mais um post da série Curiosidades: Hoje vamos falar de um item quase indispensável na maioria das cozinhas mundo afora...



     O azeite é um produto alimentar, usado como tempero, produzido a partir da azeitona, fruto advindo das oliveiras. Trata-se, pois, de um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea e nos dias atuais presente em grande parte das cozinhas.


     Além dos benefícios para a saúde o azeite adiciona à comida um sabor e aroma peculiares.

     Considerado um dos alimentos mais antigos do mundo, está presente na historia de vários povos, sendo usado também com significado nos cultos religiosos. Na Bíblia o azeite é utilizado como símbolo da presença do Espírito Santo de Deus.


      Voltando a cozinha, o azeite pode ser utilizado em todas as fases da preparação de um prato. Isso vai depender do tipo de azeite, são eles:

     ✿ Azeite extra-virgem: Após uma única prensagem a frio da azeitona, obtém-se o azeite extra-virgem. Por esse motivo, ele é o mais puro e sua acidez é de no máximo 1% (os melhores estão entre 0,4 e 0,5%). Após a prensagem, ele é apenas filtrado, conservando um sabor acentuado. Seu consumo é recomendado cru, em saladas, queijos, pães ou em receitas que não necessitem ir ao fogo.

     ✿ Azeite virgem: É extraído na segunda ou terceira prensagem da azeitona. Sua acidez pode ser de até 2% e o seu sabor é menos acentuado em relação ao extra-virgem e um pouco mais adocicado. É indicado para os processos de cocção no fogo.

     ✿Azeite refinado: Adquirido em outras prensagens ou com azeitonas que não obedeçam necessariamente às mesmas exigências dos azeites extra-virgem e virgem, esse tipo passa por processos de descoloração, desodorização e neutralização. É mais utilizado em frituras.

     ✿ Azeite puro: É uma mistura entre os azeites refinado e virgem. Como são menos concentrados, o sabor é suave e o seu preço muito menor do que os demais.


Outras dicas importantes são:


     ✿É preferível uma embalagem mais escura na hora de escolher seu azeite, isso porque a incidência de luz pode alterar a qualidade do produto.

     ✿Você pode aromatizar seu azeite, adicionando a ele ervas, temperos e especiarias.

     ✿Faz muuuito bem a saúde: é anti-inflamatório, previne osteoporose, faz bem ao coração e estudos indicam a utilização dele para prevenir diversos tipos de doenças, entre elas o câncer.


Valeu as dicas?!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário