terça-feira, 30 de agosto de 2011

Casarecce ao Pesto de Rúcula

     Aprendemos a fazer um pesto que achamos muito brasileiro, apesar da rúcula ser originária do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental, por que vai uma semente nativa brasileira, a Castanha-do-Pará. Um fruto que contém selênio, que combate os radicais livres e muitos estudos recomendam para prevenção do câncer. (Momento saúde na Les Confiseries!! rs....). Ah, não podemos esquecer da abobrinha! Um fruto rico em niacina, vitamina B e com poucas calorias (o que é muito importante!!!)

     O macarrão que usamos foi o Casarecce, esse da foto, ele é muito saboroso e pra quem gosta do macarrão encorpadinho, esse é o melhor! Na nossa opinião!


 
Nada mais justo que compartilhar com vocês essa receita não é?!

Vamos lá:
 Ingredientes:
  - 500gr de casarecce seco
- 250gr de rúcula
- 200ml de azeite de oliva
- 2 dentes de alho
- 60gr de castanha do Pará
- 60gr de queijo Pecorino (parmesão)
- 200gr de abobrinha
- 120gr de tomate cereja
- 10gr de alho picado
- 50ml de azeite de oliva
- sal a gosto
- 20gr de manjericão
- 120gr de parmesão
- folhas de manjericão


     Primeiramente, ponha a massa para cozinhar, coloque pouco sal, vamos usar mais tempero no molho.
     Para o molho, coloque no liquidificador, nessa ordem: o azeite, a rúcula rasgada (retirando o excesso de talos), 2 dentes de alho (picados grosseiramente), queijo parmesão (Pecorino), as castanhas do Pará.* Comece a pulsar e não bater diretamente até que o molho esteja homogêneo.
     Para as abobrinhas, corte as pontas, e com a ajuda de um mandoline, faça com a casca o corte Julienne (fatias bem fininhas).
     Aqueça uma frigideira e coloque um pouco de azeite de oliva, quando estiver bem quente, passe 01 dente de alho apenas para dar sabor, retire e acrescente a abobrinha, saltear e não deixar que ela cozinhe, desmanchando.
     Acrescente o molho pesto nessa frigideira. Se precisar que o molho esteja menos espesso, acrescente um pouco da água de cozimento do macarrão. Aqueça em fogo brando.
     Para os tomatinhos: Coloque um pouco de azeite e alho picado (para dar sabor), saltei o tomate até que ele murche um pouco, (não deixá-lo desmanchar!)
     Para finalizar, acrescente a massa no pesto quente, coloque lascas de parmesão, umas folhas de manjericão e deliciem-se!

* Dica: Coloque o copo do liquidificador na freezer/congelador ou coloque 3 pedras de gelo, porque quando o pesto é centrifugado, ele é aquecido devido a centrifugação da hélice. Fazendo isso, mantem-se o verde da rúcula e com uma cor vibrante!



4 comentários:

  1. ai que delicia, adorei a receita. acho o Casarecce fácil em supermercado? senão, onde compro. um bjo!? um bjo. Nala http://nala.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nala!
    Que bom que gostou da receita, é mesmo uma delícia.
    É fácil de encontrar esse macarrão sim, comprei no Sam´s Club.
    É da marca Barilla, então encontramos em qualquer supermercado.
    Não esquece de contar pra gente depois que fizer hen?!
    Beijos
    Poli

    ResponderExcluir
  3. Ja posso morrer?
    É massa no blog da Beatriz, é massa na tv, é massa aqui... ai Deus, minha dieta!!!

    ResponderExcluir
  4. Por uma massa vale sair da dieta vai Lú! rsrsrs

    ResponderExcluir