quinta-feira, 1 de março de 2012

"Desconfiadinho" de Pernil com Mandioquinha Salsa

   

     Certa vez assistindo a um programa de culinária ouvi a apresentadora Carla Pernambuco dizer que Nina Horta uma vez disse que o escondidinho deveria se chamar "desconfiadinho" e concordei em gênero, número e grau com ela quando um dia morta de fome fui na geladeira e vi que daria pra fazer esse tal desconfiadinho com os ingredientes que eu dispunha.


Ai vai pra vocês a minha versão do "desconfiadinho":

Escondidinho de Pernil com Mandioquinha Salsa

Para o purê de mandioquinha:
4 mandioquinhas salsa (médias)
1 colher de manteiga
1/2 xícara de leite
sal e noz moscada a gosto (a noz dá um gostinho adocicado, delícia!)

Cozinhe as mandioquinhas em água com sal até ficarem macias, amasse-as com um garfo até ficar cremoso, acrescente a manteiga, o leite, vá despejando o leite aos poucos pra que não fique muito aguado, tempere com o sal e a noz, sempre experimentando pra não ficar salgado, reserve.

Para o pernil:
150g de pernil desfiado (usei o do almoço de domingo, nesse caso pode ser qualquer carne que você tiver disponível pronta em casa, é nessa brincadeira que vira o desconfiadinho, rsrs)
1/2 cebola picada
1 tomate quase maduro, sem casca, picado
pimenta do reino

     O pernil como já estava pronto eu não coloquei sal, só dei uma incrementada nele, pra ficar mais saboroso, se achar que sua carne escolhida já está boa pro escondidinho é só desfiar. Refogue a cebola, coloque a carne desfiada, refogue um pouco, depois acrescente o tomate, mas não deixe o tomate soltar muita água. Tempere com a pimenta do reino e reserve.

Montagem:
Purê de Mandioquinha
Pernil desfiado e refogado
Bacon picadinho frito
Queijo Parmesão ralado (quanto baste pra cobrir seu refratário)

     Espalhe a carne em uma refratário logo por cima o purê de mandioquinha, acrescente o bacon e por cima dele o queijo parmesão ralado. Coloque pra assar num forno bem quente, já pré aquecido, e assim que estiver gratinado, já está pronto, no forno deve ficar mais ou menos uns 15 a 20 minutos, não mais pra ele não ressecar.


     Essa montagem é ótima para os dias sem muita vontade de ir pra cozinha e até quando estamos sem inspiração, quando sobrar uma carninha do dia anterior e tiver na geladeira uma mandioquinha, mandioca ou batata, dá pra se fazer o “desconfiadinho”!!

Beijos
Poli


Um comentário:

  1. Assim vc me mata!!! Aff... Tô com agua na boca! Assim não vale, ne?!
    Receita anotadissima..
    Bju e boa semana pra vcs..
    Joanna

    http://mapetitelima01.blogspot.com/

    ResponderExcluir